lunedì 8 novembre 2010

Italianos ou não, cantem!

Lasciatemi Cantare, traduzindo ao pé da letra: Deixem-me Cantar, é também o título de uma famosa música italiana do Toto Cutugno, mais conhecida como L’italiano. A letra fala de vícios, virtudes e estereótipos do “Belo País”, critica a falta de pureza das mulheres e o uso excessivo do estrangeirismo, mas fala também do orgulho de ser italiano e da vontade de cantar para que o mundo inteiro escute. A honra de poder balançar a bandeira tricolor e gritar: SOU ITALIANO!
Música antiga (1983) que canto desde que me entendo por gente, e de boca cheia, como se fosse um grito de liberdade. Lógico que eu mal poderia entender o que tudo aquilo significasse, mas me lembro bem que, ao cantar, era como se estivesse pedindo que me abandonassem, que parassem de se preocupar comigo e me deixassem cantar, me desligar do mundo.
E é exatamente isso que vou fazer aqui no blog: vou me desligar do mundo e cantar.
Vou escrever sobre tudo e escrever sobre nada. Vou seguir uma ordem linear e tentar sair da linha. Vou ser eu mesma e não serei ninguém!
Para começar essa loucura, sugiro que dê play na música do Cutugno e curta um pouco o vídeo, quem sabe você não enxergue outra interpretação?




Outra música que tem um tema bastante patriota, só que desta vez de maneira satirizada, é ”L’italiano médio” do Articolo 31. Essa é uma música um pouco mais moderna, mas também não é atualíssima (2003). O jovem grupo de músicos zomba o típico italiano que passa o dia em frente à televisão e que não se importa com nada e com ninguém desde que isso não o afete. Digamos que pode ser comparado a um cidadão que se contenta do “pão e circo” que lhe é oferecido. Também zombam o tradicionalismo italiano e os que se orgulham disto, como se seguir todas as “regras” os tornassem italianos melhores, puros. “Sou um italiano médio, no blu dipinto di blu




Enfim, é isso. Espero que tenham gostado das pequenas curiosidades postadas hoje, rs.
;D

Nessun commento:

Posta un commento